É fundamental uma avaliação odontológica a fim de analisar a sua saúde bucal. O Pré Natal Odontológico pode ser feito em parceria com o seu médico para que a sua gravidez seja o mais tranquila possível. O atendimento odontológico deve ser feito durante todo o pré-natal.
É muito importante que a gestante tenha uma dieta equilibrada para que não faltem nutrientes para o desenvolvimento do bebê. O equilíbrio da dieta favorecerá também a não ocorrência de cáries.
A preocupação com a escovação dos dentes, uso do fio dental e higienização da língua também devem estar entre as prioridades, pois diminuem as chances de inflamações gengivais.
Fazendo uma boa prevenção procura-se evitar a necessidade de tratamentos odontológicos curativos durante este período. A prevenção nesta fase inclui basicamente as visitas periódicas para sessões preventivas, onde é feita a limpeza profissional, orientações de higiene, controle de dieta e o exame de halitose. Neste período devido às alterações hormonais o intervalo entre uma sessão preventiva e outra deve ser, para a maioria das pacientes, a cada três ou quatro meses.
Vale lembrar que diversas pesquisas relacionam a ocorrência de parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso à presença da inflamação gengival. Além da mãe o pai também deve manter boas condições de saúde bucal.
Bactérias capazes de causar cáries e doenças gengivais podem ser transmitidas ao bebê por falta de informação dos pais. Por este motivo, pais e mães, esta é uma fase de se cuidar muito, afinal, mais uma vida depende de vocês. Pensem nisso.